Futebol Americano em Ribeirão

{ terça-feira, 11 de outubro de 2011 }
Meu linebacker - Barusco #59


Nunca fui uma expert em esportes e quem me conhece desde o colegial, sabe disso. Um exemplo clássico é que eu sempre era uma das últimas escolhidas em qualquer time que fosse. E quando não sobravam alternativas e eu era obrigada a entrar em campo, tomava xingos constantes por fugir da bola ou jogá-la para qualquer lado menos o correto. Por sorte eu superei esse trauma e hoje sou uma adulta descoordenada, porém, feliz.

Talvez por essa falta de afinidade com redes e bolas, nunca rolou interesse da minha parte em assistir jogo nenhum na TV. Eis que, certa vez, em fevereiro desse ano, recebo um email do gerente de uma empresa que eu presto assessoria de imprensa, falando sobre um time de Futebol Americano aqui em Ribeirão Preto que eu sinceramente desconhecia. Era um daqueles e-mails coletivos, que ele mandava pra toda sua lista, a fim de divulgar o esporte e o time no qual ele é linebacker: os Challengers.

Achei super interessante e me prontifiquei a ajudá-lo na divulgação, disparando o email para minha lista também. Mais pelo inusitado do esporte porque, confesso, nem sabia como era o desenrolar de um jogo em campo, se era legal ou não. Sei que recebi muitos feedbacks positivos de pessoas que, assim como eu, não sabiam que Ribeirão Preto contava com um time do esporte ainda pouco popular no Brasil. Muitos eram fãs do FA e não perdiam a liga na TV. E isso passou.

Resumindo a história, três meses depois eu saía pela primeira vez com o linebacker dos Challengers e acabei virando mais que uma torcedora do time, mas uma admiradora do esporte que só quem conhece, consegue identificar as inúmeras estratégias inteligentes utilizadas em campo para se obter um TouchDown. Prova disso é que eu e meu linebacker não perdemos os jogos desta temporada da NFL, liga de FA dos EUA que está passando na ESPN, tudo isso, regado a um bom vinho e ao nosso prato preferido: pizza.

E só tenho que agradecer ao FA, que de certa forma nos aproximou e, meses depois, serviu de cenário e ensejo para um pedido de casamento emocionante durante uma das disputas.

E amanhã, dia 12, Ribeirão Preto sedia a 5ª rodada do Torneio Touchdown, Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, no Centro de Treinamentos do Olé Brasil, a partir das 14h. Os Challengers vão jogar contra o Palmeiras e a torcida ribeirãopretana já promete ser massiva. E eu estarei lá, mais uma vez assistindo de perto esses guerreiros e torcendo para que continuem fazendo bonito. Mas a minha maior admiração vai estar concentrada no linebacker da minha vida, aquele que faço questão de ser cheerleader, torcedora fanática, dentro e fora de campo.

Regras - Para quem não conhece as regras do FA, os Challengers prepararam uma cartilha para que todos possam torcer juntos. O básico é saber que o FA consiste em somar mais pontos dentro de campo, por meio do TouchDown, que é a conquista da área ao fundo do campo adversário com a posse da bola, ganhando seis pontos e o direito de chute ao gol, que vale um extra point ou, dois pontos extras, se os jogadores tentarem, ao invés do pontapé no “Y”, um passe ou uma corrida.

Além disso, se o time se vir numa situação em que não conseguirá fazer o TD, pode optar pelo Field Goal de qualquer parte do campo, tentando três pontos extras. Para que tudo isso ocorra, cada time possui duas equipes, a de defesa e a de ataque. Enquanto um time está atacando com a bola, tentando conquistar as jardas para o TouchDown, a equipe de defesa adversária tem como objetivo impedi-lo, para isso, impondo estratégia, rapidez, visão sistêmica e força física.








*Imagens: Guilherme Bordini e Thamyres Branco




2 palpites:

Shirley disse...

Sou doida para assistir uma partida de futebol americano, mas infelizmente não poderei ir novamente, mas como sei que você sempre vai estar divulgando pra gente, então tenho certeza que um dia dará certo, bjocas...Boa Sorte para o time.

Gustavo Barusco disse...

Amor... Você não é estabanada, só não consegue fazer polichinelos. rs
Adorei o texto, mais a coisa mais bonita é a primeira foto. :P

Te amo gata,
Linebacker apaixonado.

Postar um comentário